domingo, 16 de outubro de 2011

Nordestinos: retirantes do Sertão

           autor: Moisés Campos de Lemos   (8ª A / 9º ano A)

                 
                    Ao longo do tempo no Sertão semi-árido as pessoas do Sertão não aquentam mais a seca, pegam sua mala e seguem rumo a cidade grande. Essas pessoas são chamadas de retirantes. Seguindo para sul ou Sudeste, por causa da seca poucos conseguem a oportunidade que tanto sonhou outros não tem a mesma sorte na cidade grande.
                    Eu sou a favor dos retirantes, o problema é a falta de emprego e moradia, um país tão grande como esse é impossível faltar emprego. Eu não sei o que acontece com os retirantes quando não encontram emprego e moradia, na verdade, eu acho que boa parte dos retirantes se torna mendigos ou morrem de fome.
                    Além disso, existem poucos retirantes nordestinos que conseguem ser famosos e ricos, porém já tiveram muitos nordestinos que moram na Europa que são empresários. Vale lembrar que os nordestinos são sinônimos de vitória, os retirantes podem vir de um lugar ruim, mas ninguém sabe o dia de amanhã, porque o nordestino é persistente por aquilo que procura grande por aquilo por encontra.

Disciplina: TAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário